Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Amizade(s)...


"Quando nos confrontamos com a amizade sentimos todos a dificuldade de exprimi-la, pois entramos num campo onde não há espaço para muitas declarações, e soam despropositados os longos discursos… Existem, sim, histórias de vida. Existem nomes, rostos, vivências… Existe o indizível da presença, a coreografia fiel e criativa dos gestos. (…) Não é por acaso que, nas nossas sociedades, o amor acabe por ser tutelado institucionalmente, mas não há nenhuma lei escrita que tutele a amizade. Há uma ética da amizade, mas essa vem apenas inscrita nos corações. (…)
Um amigo, por definição, é alguém que caminha a nosso lado, mesmo se separado por milhares de quilómetros ou por dezenas de anos. O longe e a distância são completamente relativizados pela prática da amizade. De igual maneira, o silêncio e a palavra. Um amigo reúne estas condições que parecem paradoxais: ele é ao mesmo tempo a pessoa a quem podemos contar tudo e é aquela junto de quem podemos estar longamente em silêncio, sem sentir por isso qualquer constrangimento. (…) Há aquele ditado que diz: "viver sem amigos é morrer sem testemunhas". A diferença entre os conhecidos e os amigos é a mesma que distingue um ocasional espetador daquele que está habilitado a testemunhar. Este último disponibiliza-se realmente a ser presença."
José Tolentino Mendonça

Muito se pode, de facto, dizer e escrever sobre a amizade e sobre as nossas diferentes amizades. Poderia alongar-me em panegíricos, mas isso não me faria chegar mais perto da importância que atribuo aos meus amigos. Sobretudo àqueles que se mantêm tão silenciosos como espetadores, mas que estão sempre prontos a testemunhar o seu carinho por mim quando menos o espero e talvez mais o precise.
Vivo vários conceitos de amizade na minha existência. Não os consigo definir, nem arranjar motivos para serem como são. Simplesmente coexistem no meu território emocional. E estão pendurados no meu coração como este lema que me chegou pelas mãos de uma amiga… Porque viver é assim mesmo: arranjar sempre lugar no coração para pendurar alguém que lá merece estar e que nos inspira a viver mais e melhor todos os dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, estás inspirado/(a)?