Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

domingo, 4 de janeiro de 2015

Laços...



"If you want to go fast, go alone.
If you want to go far, go together."
African Proverb

Às vezes estamos tão absorvidos pelas nossas resoluções de ano novo ocidentais que nos esquecemos do sofrimento que envolve como uma aura escura outras zonas do globo. Para os que as habitam, a primeira entrada da lista de desejos para 2015 terá de ser algo que se relaciona com a sua sobrevivência e a dos que compõem a sua família.
Este filme relembra-nos que essa realidade existe e não está tão distante do nosso tempo como gostaríamos de acreditar para manter a nossa consciência mais serena. Mas também nos mostra a força dos laços que se forjam no contexto da desgraça e que nenhuma calamidade consegue cortar.
Se o sentimento da gratidão nos visita e nos invade muitas vezes, não conseguimos, no entanto, abarcar a dimensão de uma dívida que contém a nossa própria vida. Vida com vida se paga e é dos corações mais massacrados pela dor de uma vida madrasta que brotam os mais abnegados sacrifícios. Que esse espírito não se limite a roçar a nossa existência, mas que nos toque e nos possa impelir a ser melhores do que nós próprios, a cada ano, a cada dia, a cada instante...

Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, estás inspirado/(a)?