Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Beleza


"Quando contemplamos a miríade de diamantes estelares que mancham o céu noturno ou quando paramos para nos deleitarmos com o pissitar melodioso do estorninho entre as folhas de um plátano ou com esta neblina fosca que pinta as ruas de Londres de cinzas de mistério, o espanto maravilhado que sentimos confirma-nos que o mundo é um lugar especial e que, enquanto elementos desse mundo, também nós somos especiais, abençoados pelo toque do divino como se nós próprios fossemos divinos. O universo que abraça estas maravilhas também nos abraça a nós, vem até nós e nós fundimo-nos nele como se todos fôssemos um. A beleza confirma-nos subtilmente que a vida tem um sentido. Podemos não saber que sentido é esse mas intuímos pela tangibilidade da beleza que ele existe, e é por isso, meu caro amigo, que você e eu e tantos outros nos sentimos tão tocados por tudo o que é belo. Quando procuramos a beleza, estamos na verdade a procurar o propósito da nossa própria existência."
José Rodrigues dos Santos

Não é preciso contemplar o céu à noite para termos contacto direto com a beleza. Ela visita-nos na simplicidade do quotidiano, se estivermos atentos, e nem precisamos de a procurar. Também não é necessário fazer grandes pausas na nossa existência para a homenagear sempre que ela se manifesta. Basta que nos sintamos gratos por cada instante em que ela cai sobre nós e nos envolve num véu que nos protege da monotonia e nos agasalha da fria fealdade.
Uma mensagem que chega ao telemóvel e que nos faz rir, um episódio daquela série que nos faz chorar, uma passagem do livro que nos arrepia a pele e que apetece vir aqui partilhar, todos estes são instantes em que o belo nos visita e nos ajuda a encontrar o tal sentido para a nossa existência.
Viver sem esses momentos seria impensável, tal como habitar uma casa vazia. Desfrutemos, pois, de todos e de cada um, com a mesma satisfação que sentimos quando nos estendemos num sofá confortável e oferecemos esse prazer aos músculos, porque, ao fazê-lo, estaremos a satisfazer a nossa alma e a torná-la ainda mais rica...

1 comentário:

  1. "também nós somos especiais, "

    Fico mais descansado!

    http://fali-vendo-me.blogspot.com

    ResponderEliminar

E tu, estás inspirado/(a)?