Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Anti-despedida...


"Ele ainda era demasiado jovem para saber que a memória do coração elimina as coisas más e amplia as coisas boas, e que graças a esse artifício conseguimos suportar o peso do passado."
Gabriel García Márquez

Esta foi só uma das muitas lições que aprendi com ele. O Amor nos Tempos de Cólera ou Cem Anos de Solidão equivalem, na minha existência, a verdadeiros compêndios de pedagogia emocional. Quem escreve assim, de uma forma tão plena de humanidade, não pode morrer.
Recuso-me a escrever isto em jeito de epitáfio. Porque sei que, embora personificado nas suas obras, Márquez continuará a fazer-me companhia, na prateleira da estante dos que mais me marcaram. E sei que, quando a memória do coração me doer, me recordarei de que, mais cedo ou mais tarde, ela acabará por eliminar essa mágoa, arranjando um novo motivo de encanto para ampliar.
Quanto ao nosso (não é ele um pouco de todos nós?) Gabo, amplio hoje a sua importância na minha vida de leitora, de professora e de mulher, sabendo que não a exagero. Homens assim autografam a epiderme da nossa sensibilidade e essa marca nunca mais nos larga, por muito que a vida nos lave de lágrimas. Até sempre que o meu braço se estenda para te folhear só mais um pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, estás inspirado/(a)?