Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Perspectiva...


Deixo-vos com uma teoria que nos faz pensar na relatividade da nossa existência. Não queiramos, pois, fazer grandiosidade da nossa pequenez, mas sejamos sempre grandes apesar dela...

"...falou-lhes da Mulher Terra. Fê-los imaginar que a Terra - quatro mil e seiscentos milhões de anos de idade - era uma mulher de quarenta e seis anos [...]. Toda a sua vida de Mulher Terra fora dedicada a fazer da Terra o que ela era hoje. Dividira os oceanos. Fizera as montanhas emergir. A Mulher Terra tinha onze anos [...] quando surgiram os primeiros organismos unicelulares. Os primeiros animais, criaturas como os vermes e as acalefas, só surgiram quando ela tinha quarenta anos. E tinha mais de quarenta e cinco anos - só há oito meses - quando os dinossauros deambulavam pela Terra. [...] Toda a civilização humana tal como a conhecemos [...] começou apenas há duas horas na vida da Mulher Terra. [...] Era uma ideia que infundia respeito e humildade, [...] a ideia de que toda a história contemporânea, as Guerras Mundiais, a Guerra dos Sonhos, o Homem na Lua, a ciência, a literatura, a filosofia, a busca do conhecimento - mais não era do que uma piscadela do olho da Mulher Terra. [...] E nós, meus queridos, tudo o que somos e seremos, é um lampejo no seu olho."

Arundhati Roy in O Deus das Pequenas Coisas

3 comentários:

  1. Precisamente porque todas as grandes coisas são feitas de pequenos pormenores, cada momento da nossa Vida deve ser vivido e apreciado com a importância devida...e tu melhor do que ninguém és uma apreciadora dos pequenos pormenores dando-lhes cor, sabor e textura, dando-lhes ainda mais vida.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha lido o livro (emprestado) há algum tempo, mas comprei-o, em promoção, na Bertrand (momento de publicidade gratuita no teu blogue!) há umas duas semanas. Inesquecível! Mas a tua frase - "Não queiramos, pois, fazer grandiosidade da nossa pequenez, mas sejamos sempre grandes apesar dela..." - não lhe fica atrás. Muito bem dito/escrito!!

    ResponderEliminar
  3. Catarina, também já me tinham falado muito bem do livro e várias pessoas já se tinham oferecido para mo emprestar, mas acabei por o comprar em promoção na Bertrand em Janeiro. Já que é para fazer publicidade que seja por uma boa causa - fico contente quando também os livros entram nos saldos! :)

    ResponderEliminar

E tu, estás inspirado/(a)?