Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A minha vida e os livros...


"Há coisas que não podemos alcançar.
Mas podemos estender a mão para elas, e todo o dia."
Mary Oliver

Acabo de ler um livro que me tocou bastante. Os livros do final da tua vida de Will Schwalbe é um testemunho real sobre a importância da leitura na vida, na luta contra a morte e nas relações humanas. Revejo-me nele porque todas as pessoas de quem gosto realmente partilham comigo a paixão pelos livros. Também eu gostava de ter mais tempo para conversar com elas sobre o que lemos. Sobretudo, gostava de ter mais tempo com elas e pronto... Nesta corrida contra a morte que é a nossa existência, parar para ler, voltar a parar para refletir sobre o que se leu e partilhá-lo com alguém de quem se gosta devia ser paragem obrigatória para todos nós. Como não o pode ser, uso tantas vezes este blogue como meu companheiro e ouvinte fiel. E é aqui que deixo a maior lição do livro, um conjunto de conselhos que a mãe do narrador (doente terminal) lhe foi transmitindo ao longo da vida como herança:

"Faz a tua cama, todas as manhãs; não importa que não te apeteça, faz à mesma. Escreve notas de agradecimento de imediato. Desfaz a mala, ainda que vás apenas ficar uma noite. Se não chegares dez minutos adiantado, estás atrasado. Sê alegre e escuta as pessoas, ainda que não tenhas vontade. Diz aos que amas que os amas, todos os dias. Forra as gavetas com papel. Tem sempre à mão uma série de presentes, assim terás sempre alguma coisa para dar às pessoas. Celebra as ocasiões. Sê amável."

1 comentário:

  1. Os conselhos mais valiosos são aqueles que parecem mais insignificantes...precisamente porque nos chamam a atenção para o que não estamos atentos...fazer a cama é importante...

    ResponderEliminar

E tu, estás inspirado/(a)?