Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

domingo, 5 de abril de 2015

"Vivam, apenas!"


"Vivam, apenas.
Sejam bons como o sol.
Livres como o vento.
Naturais como as fontes.

Imitem as árvores dos caminhos
que dão flores e frutos
sem complicações.

Mas não queiram convencer os cardos
a transformar os espinhos
em rosas e canções.

E principalmente não pensem na Morte.
Não sofram por causa dos cadáveres
que só são belos
quando se desenham na terra em flores.

Vivam, apenas.
A morte é para os mortos!"

José Gomes Ferreira

É uma mensagem perfeita para Dia de Páscoa. Embora não possamos deixar de sofrer por causa dos cadáveres que já foram de carne e osso e que antes partilhavam este dia connosco. Sei de quem os traz ainda frescos na memória e sente ainda o frio que a sua ausência deixou no lugar do sofá domingueiro.
Mas também sei que isso não nos impede de sermos bons como o sol e de brilharmos na vida uns dos outros, aquecendo-nos mutuamente. Sei que a liberdade do vento está ao nosso alcance, se deixarmos a preguiça do conforto e esticarmos as asas encolhidas pela inércia. Sei que podemos deixar brotar de nós um manancial inesgotável de frescura e de novidade e que podemos ser fonte de inspiração para os que nos rodeiam ou para os que olham para nós como modelos a seguir. Sei que não é impossível florirmos o rosto e a alma com as melhores cores do nosso sorriso e que isso pode dar o fruto da alegria nos ambientes que frequentamos.
E os cardos que nos querem envolver e tolher os nossos movimentos? E os espinhos que se cravam na carne do nosso viver e que nos sufocam a gargalhada? E a Morte que espreita a cada esquina e que vai ceifando aqui e ali, como lembrete de que não se esquecerá de nós nem dos nossos?
Tudo isso também é real. Tudo isso também é Vida. Tudo isso também fala alto e relembra: 
Vivamos, apenas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, estás inspirado/(a)?