Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

terça-feira, 24 de julho de 2012

Vamos ser café?


"Um chefe de cozinha encheu três panelas com água e colocou cada uma delas sobre o fogo alto. Numa delas, colocou cenouras, noutra ovos e na última colocou café moído.
Cerca de vinte minutos depois, apagou o fogo, retirou os ovos, colocou-os numa tigela; retirou as cenouras, colocou-as num prato e verteu o café numa chávena: as cenouras estavam macias, o ovo endurecera e o café?
O chefe observou o seguinte: todos os produtos tinham enfrentado a mesma adversidade, ou seja, a água a ferver. No entanto, cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura, quando foi colocada na água, era firme e inflexível. Depois de ter sido submetida à fervura, amoleceu e tornou-se frágil. Quando os ovos foram colocados na água, eram frágeis. A sua casca fina protegia o seu interior, que era líquido. Mas, depois de terem sido fervidos, o seu interior tornou-se mais firme e endurecido. Com o café, tudo foi diferente: depois de ter sido levado à água e de ter sofrido a ação do fogo, ele conseguiu transformá-la!
Agora cabe-nos meditar: com qual dos três nos assemelhamos quando a adversidade vem ao nosso encontro? Seremos cenoura, ovo ou café? Seremos como a cenoura, que parece forte, mas que, perante a adversidade, murcha, se torna mole e perde a força? Seremos como o ovo, que tem um espírito maleável e fluido, mas que, perante a adversidade, se torna endurecido? Ou seremos como o café? Ele muda a água a ferver que lhe causa dor... Quando a água chega ao ponto de fervura, ele dá o máximo de si e deixa evidente o seu delicado sabor e aroma...
Que sejamos como o café, que perante uma dificuldade sejamos capazes de reagir de forma positiva para a podermos transformar, sem nos deixarmos vencer pelas circunstâncias adversas. Que haja sempre sabedoria nos nossos momentos mais difíceis para que possamos espalhar o nosso mais doce aroma. Procuremos sempre ser café, usando a hostilidade para modificarmos o sabor da nossa vida e da dos outros."
(Recebido via correio eletrónico e adaptado)

Eu escolho ser como o café, sempre...

1 comentário:

  1. E não és um café instantâneo cheio de corantes e conservantes mas sim um café de aroma suave e sabor forte, como são os cafés de melhor qualidade.Daqueles que vale a pena apreciar e dar o devido valor...

    ResponderEliminar

E tu, estás inspirado/(a)?