Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

domingo, 31 de maio de 2015

Folhas, flores e frutos...


"Sem frutos, valeu pelas flores; sem flores valeu pela sombra das folhas; sem folhas, valeu pela intenção da semente."

Ontem disseram-me esta frase. E eu apaixonei-me pela sua assertividade poética. Quantas vezes penhoramos todas as nossas energias para que as sementes que lançamos à terra germinem, criem raízes, desenvolvam folhas, mais tarde flores e, por fim, frutos?
Esfalfamos as pernas da alma, enquanto regamos e doseamos a luz que incide sobre o que plantamos. Revolvemos a terra com carinho, amparamos o caule tímido que desponta e se estica, para que ele se aguente firme e não tombe quando fustigado pelos vendavais do quotidiano. Vigiamos o espreitar do primeiro verde, aplaudimos a chegada das primeiras cores, colhemos a doçura dos pomos que admiramos desde a nascença.
Entristecemo-nos quando este espetáculo é só nosso... Quando a plateia daqueles que julgávamos que iam estar lá para se deliciarem connosco se impacienta e se ausenta antes do resultado final. E é aí que nos salva a frase que citei: tudo valeu a pena pela intenção que pusemos na semente. Intenção que só nós conhecemos, que só nos transplantamos e que só nós amamos… Saboreemos, pois, os frutos. Eles são nossos, por inteiro...