Antes que o cálice de 2010 se esvazie e as doze passas de 2011 sejam engolidas, tenho que agradecer ao ano que finda por TODOS os seus momentos, os bons, os menos bons, os maus e até os péssimos... Sem eles eu não seria o que sou hoje nem estaria aqui. Considero que foram todos parte integrante do meu processo de aprendizagem e de crescimento... Venham os próximos e cá estarei!
A fonte de Hipocrene brotou por debaixo do casco do cavalo Pégaso e foi escolhida pelas Musas como centro dos seus lugares preferidos para habitar. Os escritores dirigiam-se lá para procurar inspiração... Eu virei aqui quando me sentir inspirada para partilhar esses momentos...
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Decisão
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
I won't...
Because I love this singer, this song and also because sometimes everybody needs to hear it (me too!)...
domingo, 26 de dezembro de 2010
So I hope...
sábado, 25 de dezembro de 2010
Depois da Véspera...
...arrumar as prendas e deitar fora os papéis de embrulho, sem arrumar ainda e muito menos deitar fora o Espírito Natalício... Sentir o aconchego do Lar, deixar reinar um pouco mais o pijama e as pantufas, enquanto não começa o corrupio das visitas, e mergulhar na leitura do novo companheiro prenda de Natal: Os Vários Sabores da Vida de Anthony Capella. E, se são vários, toca a saboreá-los todos! Começo por um café, inspirada pela história do livro... Feliz Natal todos os dias!
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
An Irish Christmas Blessing
Bebés...
Em véspera de Natal, fui "apresentada" a quatro "Meninos Jesus" muito especiais: Ponijao da Namíbia, Bayarjargal da Mongólia, Mari de Tóquio e Hattie dos Estados Unidos. Escolhi este dia para ver este filme e não podia ter feito escolha mais acertada. Na alma tenho um sorriso enorme e quente depois de testemunhar que a beleza da Vida que se inicia na aventura da infância é imensa e universal... OBRIGADA!
Fica o trailer para aguçar o apetite:
Liberdade...
Invencibilidade...
"Vagueei pela noite, a bater as pernas e a rodar os braços como se navegasse nas águas agitadas de um rio em vez de caminhar em macadame plano. Parti para uma jornada longa e sinuosa em direcção a destino nenhum em particular, maravilhada com a sensação de movimento e independência e com a certeza de que, quando estivesse preparada, tinha uma casa cheia e movimentada para onde podia regressar."
Leslie Marshall
in
A Rapariga Invencível
P.S.- O livro foi invencível durante uns tempos, por força dos afazeres, mas em Véspera de Natal terminei-o... E até já sei qual é o próximo!
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
véspera da Véspera...
Em véspera da Grande Véspera de Natal, o Espírito Natalício permite que dancemos na Vida e façamos tudo o que nos dê crédito de úteis, generosos e alegres... Done! Venha a Véspera! :)
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Cupcake...
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Pressing pause...
Por motivos que se prenderam com uma última semana caótica mas gratificante de trabalho (avaliações de alunos, espectáculos e jantar de Natal, reuniões...), não tive tempo para vir aqui... Mas agora começo a entrar no modo pausa e só me apetece desfrutar do frio, do cheiro a Natal que nos invade cada vez mais, da companhia dos que me são queridos e dos livros que quero ler... E, por falar em livros, aqui fica um pedacinho do que me acompanha já há uns tempos:
"[...] é assim que a maioria das vidas se desenvolve: em parte por improvisos do coração, mas sobretudo pelo acumular desajeitado e arbitrário do tempo e de todo um mundo de factos e de circunstâncias."
Leslie Marshall in
A Rapariga Invencível
sábado, 11 de dezembro de 2010
Mensagem para mim própria...
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Verdade...
domingo, 5 de dezembro de 2010
Grandeza...
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Em jeito de homenagem...
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Meditation...
Mensagem para Dezembro...
Dezembro chegou... Deixei-me envolver nas cores, nos cheiros e nos sons do Natal que está por vir e sei que a melhor mensagem que poderei deixar no primeiro dia deste mês e sempre é esta canção, com esta letra, com esta mensagem e até com estas imagens... Chegou-me hoje às mãos via mail e durante três minutos senti-me tão leve como de cada vez que a ouço e imaginei que era possível sentir-me sempre assim tão leve... Fui a correr buscar o CD que a contém e juro que para mim isto também é música de Natal, daquelas que nos põe calorzinho bom na alma...
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Happiness...
"Happiness is a butterfly which, when pursued, is always beyond our grasp; but if you will sit down quietly, may alight upon you."
It is... And its wings surround and involve us when we least expect them to... Sometimes they come with a few appreciation words or simply with a candle that is lit in the house of Friendship which we can call Home...
sábado, 27 de novembro de 2010
Aconchego...
Escrevo debaixo da minha mantinha polar, nesta fria noite de Outono, à luz de velas amigas e não podia ter melhor companhia do que a minha neste momento, para descansar de mais uma semana de bulício, por isso cito, com gosto:
"There is a fellowship more quiet even than solitude, and which, rightly understood, is solitude made perfect."
Robert Louis Stevenson
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Time for tea again...
Giving thanks... again... and always...
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Tea time...
Tenho um novo companheiro... Chama-se Meditations with Tea - Paths to Inner Peace e veio hoje para casa comigo depois de uma ida à Feira do Livro (a primeira de várias visitas, espero eu...). Aqui fica um primeiro gole partilhado:
"By all means use some times to be alone. Salute thyself: see what thy soul doth wear."
George Herbert
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
To myself...
domingo, 21 de novembro de 2010
Invencível?
Ando a ler A Rapariga Invencível de Leslie Marshall e, tal como a menina protagonista, gostava de conseguir fazer caminhadas de invencibilidade que tornassem a fortaleza da minha segurança inexpugnável... Será possível? Não sei, mas até lá vou continuando a leitura, aprendendo com a personagem principal e desejando que sim...
Banda sonora do trabalho...
O trabalho de preparar as aulas para a semana passa hoje por algumas canções dos Beatles, o que deixa, necessariamente, a minha alma a cantarolar... Aqui fica uma das que adoro e me diz muito... (Poderá parecer nostálgica, mas deve ter a ver com a chuva que não pára de bater na minha janela...)
sábado, 20 de novembro de 2010
Blessing...
I've always loved Irish Blessings and this one particularly... Today it came into my e-mail and I believe that blessings must be shared to have their effect upon us...
"May you always have work for your hands to do.
May your pockets hold always a coin or two.
May the sunshine bright on your windowpane.
May the rainbow be certain to follow each rain.
May the hand of a friend always be near you.
And may nature fill your heart with gladness to cheer you."
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Live = Learn
Hoje apetece-me a minha conterrânea (de cidade e tudo!), mas, no fim de mais uma semana de trabalho, acrescento: "You teach, you learn..." :)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Sugar tip...
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
sábado, 13 de novembro de 2010
Never too old a message... :)
It's always good to check out "Forrest Gump" again and hear him open up with one of his mother's sacred lines:
"Life is like a box of chocolates. You never know what you're gonna get."
Fine by me. I'll keep opening the box... ;)
Indian Blessing...
Yesterday, I was researching to finish up a leaflet about the Indian Summer for work when I found this blessing. And a blessing is no use unless it blesses someone, so here it goes:
“May the Great Spirit bless you
with the knowledge of your inner strength and wisdom.
May you have the strength of eagles' wings,
the faith and courage to fly to new heights
and the wisdom of the universe to carry you there.
We can only be what we give ourselves the power to be.”
Chamateia
Só porque esta música sempre me encheu a alma... e porque ontem soube bem "fazer parte dela"...
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
I quote...
Tenho um calendário que me "dá" frases... A deste mês é a seguinte:
"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha em conjunto é o começo da realidade."
É por isso que eu escolho sonhar todos os dias na companhia daqueles de quem gosto (e "aqueles de quem gosto" incluem aqueles a quem ensino...). Posso não chegar longe, mas ao menos caminhei para transpor a estrada que leva do sonho à realidade...
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
No ouvido...
Sempre fui conhecida como aquela que se sentava a ler enquanto os outros viam televisão... Programas inteiros e eu só levantava os olhos no intervalo com os commercials... Ainda hoje o faço. Há qualquer coisa no mundo da publicidade que me atrai. E sei que é sobretudo o inesperado das associações entre canções intemporais e produtos modernos. Ultimamente tem-me acontecido muito com um anúncio que usa esta música de que tanto gosto e resolvi postá-la em homenagem a todas as grandes Mulheres da minha Vida...
sábado, 6 de novembro de 2010
Lição... de vida... ou devida...
Acabei o banho de pedagogia com a leitura finda de A Turma, mas não sem antes encontrar uma aula de sentimentos que escolhi para partilhar:
"Somos muitas vezes traídos no amor, muitas vezes magoados e muitas vezes infelizes; mas amamos, e quando estamos à beira da cova, voltamo-nos para olhar para trás, e pensamos: Sofri muitas vezes, enganei-me algumas vezes, mas amei. Fui eu que vivi e não um ser fictício criado pelo meu orgulho e o meu tédio."
François Bégaudeau
Early to bed, early to rise...
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Em crise? Não, obrigada...
Uma hora depois de ter tentado afugentar a insónia com a leitura dos inúmeros mails que se encontravam na minha caixa de entrada, sinto-me em crise, de tantas vezes que já li esta palavra nos últimos sessenta minutos... Vou só ali, bem ao fundo de mim própria, ao meu mar interior de águas calmas, reencontrar a serenidade e já volto...
PS-Nunca o vi, mas desconfio que o meu "mar interno" se pareça com a fotografia...
Insónia... mas produtiva!
Há uma insónia produtiva que vive em mim e que de quando em vez se manifesta. Talvez seja uma necessidade de esvaziamento das forças para no dia seguinte as carregar na íntegra. Devo ter em mim algo de bateria de telemóvel que precisa de ser descarregada totalmente para depois funcionar em pleno. Já corrigi fichas e trabalhos dos alunos, já pus as séries em dia, já adiantei mais umas páginas na leitura e achei que era a hora certa de vir escrever qualquer coisa... Que mais não seja para partilhar que esta é a estrada mais bonita da minha Vida... Tal como a minha existência, tem um chão de calçada, pejado de socalcos que não lhe tiraram a resistência... Assim como o meu viver, está ladeada de tonalidades diferentes que começam no verde-esperança, podem passar pelo amarelo-desespero, mas não perdem o laranja-vontade... Vou segui-la... Pode ser que me leve ao bom son(h)o...
domingo, 31 de outubro de 2010
"Samba da Bênção"
E não consigo pensar no filme nem falar dele sem ouvir este "Samba da Bênção" na minha alma que também samba por todas as bênçãos recebidas, sabendo que "é melhor ser alegre do que ser triste"...
Eat. Pray. Love.
I ate (oh, I ate so much thinking of all that Italian pasta!)...
I prayed for the movie to be good (I felt like watching a good movie and I had enjoyed the book!)...
I loved it (especially for its message!)...
“You were given life; it is your duty (and also your entitlement as a human being) to find something beautiful within life, no matter how slight.”— Elizabeth Gilbert
A time for blogging...
Even though it's sometimes difficult to find it, I believe "there's a time for everything under the sun". As promised, here I am thanking... There's a time for planting, a time for weeding and a time for harvesting... I guess at thirty I can say that I'm happy with everything I've harvested from the crops of my life, but I won't give up planting nor weeding, and, above all, I will never be through with thanking...
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Em gestação de agradecimentos...
Recuso-me a abandonar a década de vinte, sem lhe prestar a minha vassalagem de agradecimentos... Por isso, aviso desde já que amanhã, enquanto lecciono a seis turmas diferentes e tomo parte num Conselho de Turma, estarei, em pensamento a redigi-los... Ufa, em que canseira andará a minha cabeça... Há tanto para agradecer...
domingo, 17 de outubro de 2010
Pedagogia...
Na onda da Pedagogia, e como o ano lectivo ainda vai no início, ao terminar o Diário de Sebastião da Gama, comecei a ler A Turma de François Bégaudeau e vou adiantada. Já vira o filme e ambos me fazem agradecer pelos alunos que tenho, que já tive e que terei. Alguns foram, são e serão "difíceis" como os do professor-narrador, mas nenhum será "impossível", quero acreditar...
Termino com alguns pensamentos de alguém que admiro muito e que me chegaram via mail:
"Aprender será, sempre, reconhecer. Reconhecer no sentido de reaprender as pequenas diferenças que nunca se tinham vislumbrado em tudo o que sabemos (tornando cada conhecimento mais simples, mais útil e mais humano).
É reconhecer como sinónimo de gratidão para com aqueles que tenham percebido que a tarefa preponderante de um educador não é fornecer conhecimentos mas não deixar que se apague o nosso desejo de aprender." Eduardo Sá in Textos com Educação
Termino com alguns pensamentos de alguém que admiro muito e que me chegaram via mail:
"Aprender será, sempre, reconhecer. Reconhecer no sentido de reaprender as pequenas diferenças que nunca se tinham vislumbrado em tudo o que sabemos (tornando cada conhecimento mais simples, mais útil e mais humano).
É reconhecer como sinónimo de gratidão para com aqueles que tenham percebido que a tarefa preponderante de um educador não é fornecer conhecimentos mas não deixar que se apague o nosso desejo de aprender." Eduardo Sá in Textos com Educação
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Thanksgiving back "home"...
Today, it's Thanksgiving where I was born... So I lean back on my chair and thank for all the candles that have been lit on my way since that time... And I know that tomorrow will be another day to be thankful for...
domingo, 10 de outubro de 2010
"...a estrada é feita p'ra seguir..."
Faltava a "minha" Mafalda Veiga neste blogue... Chamem-me lamechas, chamem... Eu não me importo e sigo o meu caminho ouvindo-a, porque "a estrada é feita pr'a seguir"... :)
Labor...
Depois de uma tarde de labuta afincada na preparação de aulas, apetece-me citar, uma vez mais, o Diário de Sebastião da Gama, cuja leitura me tem acompanhado (embora lenta por imperativos de trabalho!) neste reinício de ano lectivo:
"- Tens muito que fazer?
- Não. Tenho muito que amar.
(Não entendo ser professor de outra maneira. E não me venham dizer que isto assim cansa e mata; morrer-se, sempre se morre: e à minha maneira tem-se a consolação de não ser em vão que se morre de cansaço."
terça-feira, 5 de outubro de 2010
"Ruas de Outono"
Porque Outono-mais-Outono não poderia ser neste feriado, teve que ser esta que adoro... (quem me conhece sabe que a música brasileira não é o meu forte, mas as excepções têm muita força em mim!)
domingo, 3 de outubro de 2010
Depois da tempestade...
Aos que sofrem ou sofreram ou vão ainda sofrer, deixo estes pensamentos retirados do último livro que terminei, acompanhados do arco-íris que me visitou no local de trabalho num dia destes:
"...quando sentimos dor como esta, nem sempre é assim tão mau. Mostra que somos capazes de sentir. Mostra que somos capazes de amar. [...] Eu penso no coração um pouco como se fosse um pedaço de terra. Não queremos que seja poeirento e seco. Por vezes, um pouco de chuva é uma coisa boa, faz com que as coisas cresçam e ganhem vida."
Amanda Smyth in Onde crescem limas não nascem laranjas
It's going to be okay...
A vantagem de não ter leitor de CDs no carro é que sou muitas vezes surpreendida por canções de que nem me lembrava que gostava... Ontem aconteceu esta, que pertenceu ao meu Top durante tanto tempo... Já fui buscar o CD para re-ouvir...
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Healing...
sábado, 18 de setembro de 2010
Lutas...
- Porque é que algumas pessoas têm tanto e outras têm que lutar durante toda a sua vida, só para sobreviver?
- Só é uma luta se fizeres dela uma luta.
Amanda Smyth in Onde crescem limas não nascem laranjas
Acho que pertenço ao grupo das que têm que lutar, mas sei que assim os ganhos têm mais sabor quando chegam... :)
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O Inesperado... sempre!
Embora doa...
...a vida, estamos aqui uns para os outros... E eu quero estar sempre para aqueles a quem quero bem!
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Recomeço...
Em dia de recomeçar as lides, só podia reabrir o Diário de Sebastião da Gama como faço desde que me conheço como professora... E encontro sempre a mesma beleza nestas palavras:
"Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já me esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos."
"O que eu quero principalmente é que vivam felizes."
PS-Vim para casa cheia de sorrisos de crianças gravados na alma... :)
domingo, 12 de setembro de 2010
Eleita...
Há eleições que só o nosso coração entende e que não chocam com mais nenhumas. Claro que fiquei muito contente por saber que a Lagoa das Sete Cidades tinha ganho, até porque é uma paisagem emblemática de São Miguel que eu adoro. Mas a minha Paz, a minha referência, a lagoa que espelha os céus da minha alma será sempre esta: a Lagoa do Fogo. Por isso, aqui lhe deixo a minha homenagem...
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Cheiros...
Gosto do cheiro a novidade na minha Vida... E sei que esse cheiro rima com liberdade, com amizade, com sinceridade, com vontade... E há-de continuar a rimar! Porque eu quero, porque quem me quer bem quer o mesmo e porque isso pode bastar quando se pretende agarrar todos os motivos para deixar a nossa alma sorrir...
Acção!
domingo, 5 de setembro de 2010
"Whatever works"
Já foi na semana passada que o vi. E já é há bastante tempo que o Woody Allen me faz sorrir com o seu humor característico. Retirado do filme e porque "Tudo pode dar certo" (tradução para Português), deixo aqui um lema para as nossas vidas:
"That's why I can't say enough times, whatever love you can get and give, whatever happiness you can filch or provide, every temporary measure of grace, whatever works."
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
No início de uma nova rota...
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Both...
"[...] love and war stand upon the very same foundations. [...] in my darkest moments, my most fearful times, when faced, became my bravest. When feeling at your weakest you end up showing more strength, when at your lowest are suddenly lifted above higher than you've ever been. They all border one another, those opposites, and how quickly we can be altered. Despair can be altered by one simple smile offered by a stranger; confidence can become fear by the arrival of one uneasy presence. [...] Everything is on the verge, always brimming the surface, a slight shake, a tremble sends things toppling."
Para assinalar o fim da leitura de Thanks for the memories de Cecelia Ahern...
Venha o próximo! :)
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Por inteiro...
terça-feira, 17 de agosto de 2010
O "Up" é mesmo "Altamente!"
Como acabei de o ver (ainda está quentinho dentro de mim e sinto o seu efeito!), quis só vir dizer que não há nada mais ternurento do que este filme! :)
Ellie: [her last message to Carl] Thanks for the adventure. Now go have one of your own.
"Balançar"
Porque para mim é sempre inevitável o regresso às letras tão cheias de humanidade da Mafalda Veiga combinadas com a sua voz serena:
Balançar
Pedes-me um tempo,
para balanço de vida.
Mas eu sou de letras,
não me sei dividir.
Para mim um balanço
é mesmo balançar,
balançar até dar balanço
e sair...
Pedes-me um sonho,
para fazer de chão.
Mas eu desses não tenho,
só dos de voar.
Agarras a minha mão
com a tua mão
e prendes-me a dizer
que me estás a salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração...
Pedes o mundo
dentro das mãos fechadas
e o que cabe é pouco
mas é tudo o que tens.
Esqueces que às vezes,
quando falha o chão,
o salto é sem rede
e tens de abrir as mãos.
Pedes-me um sonho
para juntar os pedaços
mas nem tudo o que parte
se volta a colar.
E agarras a minha mão
com a tua mão e prendes-me
e dizes-me para te salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração.
Mafalda Veiga e Tiago Bettencourt
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Sitting down...
"It's funny how people mark their lives, the benchmarks they choose to decide when a moment is more of a moment than any other. For life is made of them. I like to think the best ones of all are in my mind, that they run through my blood in their own memory bank for no one else but me to see."
Cecelia Ahern in Thanks for the memories
domingo, 15 de agosto de 2010
My corner...
sábado, 14 de agosto de 2010
De volta às origens...
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Question mark...
Li há pouco na Fúria Divina (livro do José Rodrigues dos Santos que me tem acompanhado na minha terapia de sofá durante os últimos dias e que ando a devorar!) que, segundo o Islão:
"...somos todos gotas de água que se juntam num ribeiro e todos os ribeiros convergem para um grande rio que desagua no oceano imenso."
E agora eu pergunto: Se vamos todos para o mesmo sítio, porque não paramos de nos empurrar uns aos outros?
Subscrever:
Mensagens (Atom)