Fotografia by Né - Ribeira dos Caldeirões, Achada - Nordeste São Miguel Açores

domingo, 29 de janeiro de 2012

É tempo de mudança(s)...

Acho que se tirarmos dez minutos para ver o filme, sentiremos a mudança a chegar em nós...



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

After sunrise...


Tenho andado a refletir sobre o amanhecer em janeiro... E concluo que tem sido como as pessoas na nossa Vida... Chegam quando são inesperadas, nos "meses" de inverno e surpreendem-nos com as suas cores, com a sua beleza, com toda a sua mística... Encantam-nos, seduzem-nos, habituam-nos, tornam-nos mais felizes, dão-nos mais vontade de viver... Até que se tornam de novo frias, sem cor, sem emoção... Ou não?

domingo, 22 de janeiro de 2012

Filmes e personagens...

Há filmes que vivem pelas personagens que evocam ou que convocam... É o que acontece com o "Meia-noite em Paris". Pouco tempo depois de o ter visto, ainda mantenho a sensação de ter sido apresentada ao Hemingway, ao Fitzgerald, ao Picasso, ao Dalí, ao Degas e a tantos outros que podia continuar a enumerar... Fiquei fascinada com a força dessa evocação e dou por mim a pensar que é assim que quero que seja a minha Vida: que, quando terminar, possa deixar uma marca, pelas pessoas que eu tenha conseguido agregar à minha volta, ou seja, convocar para perto de mim por ela fora...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lições de vida...


"While we try to teach our children all about life, our children teach us what life is all about."
Angela Schwindt

E aí percebemos que as vidas deles são tão mais complicadas do que as nossas e às vezes só nos resta pedir ao Universo que os fortifique e nos ajude a ser bons guias neste tortuoso caminho chamado Vida...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Christmas is over... and out!



Hoje encerra-se oficialmente o Natal em minha casa. Estou a meio do processo tristonho de "desenfeitar" e guardar os enfeites e os bonequinhos dentro das suas caixas. Olho para eles e parecem-me sempre tristes, como se eu os estivesse a sepultar...
No meu mundo imaginário e mágico, o Natal nunca teria que acabar... Porque o que o meu Natal tem de melhor é que as pessoas se tornam mais doces comigo, se lembram mais de mim, telefonam, querem estar comigo, dão-me miminhos e sorrisos... E para isso acontecer, não devia ser preciso uma época específica... Já o tento, mas sei que quero continuar a tentar viver essa parte do Natal durante todo o ano com os que me são queridos... Sempre é preferível pensar assim do que ficar melancólica porque o Natal acabou, certo?

sábado, 7 de janeiro de 2012

Apoio(s)


"Há o tipo de apoio que se pede e o tipo de apoio que não se pede. E depois há o tipo de apoio que simplesmente comparece." 
Carrie Bradshaw in "O Sexo e a Cidade"

E é esse último que se assume verdadeiramente como o mais valioso e genuíno tipo de apoio porque nos surpreende e nos demonstra que pensaram em nós sem que precisássemos de nos lembrar...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Back to work...


Dois dias depois do regresso à labuta, escrevo para mim própria e para todos os que, tal como eu, pertencem a esta classe, para que continuemos a amar no nosso quotidiano, em cada sala de aula, o que fazemos:

Conselhos para professores que amam

Sinta paixão pelo que faz.
Interesse-se pela matéria e domine os conteúdos.
Conheça os seus alunos, as suas expetativas e dificuldades. Saiba pôr-se no lugar deles.
Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
Dê aos seus alunos informação, mas sobretudo conhecimento. Ensine-lhes o modelo geral que está na base de cada situação concreta.
Incentive os seus alunos a dar opiniões. Ajude-os a desenvolver espírito crítico.
Apoie os seus alunos na edificação dos alicerces da sua aprendizagem. Estimule-os para o desenvolvimento de um trabalho metódico.
Tente encontrar nos problemas que está a abordar aspetos que poderão ser úteis em dificuldades futuras.
Ensine, sugira e aconselhe, mas evite nos alunos o sentimento de obrigação.
Não revele tudo de uma só vez. Deixe os alunos, na medida do possível, descobrirem por si próprios.
in Pais que educam, Professores que amam de Joaquim Machado 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Gatherings...


"Dizem que os verdadeiros amigos podem passar longos períodos sem se verem e jamais questionarem essa Amizade. Quando se encontram de novo, independentemente do tempo e da distância, parece que se viram ontem e nunca guardam mágoas ou rancor. Entendem que a Vida é uma corrida, mas que vivem na força com que cada qual corre a sua..."

Que 2012 seja um ano de muitos reencontros e de amizade infinita...

domingo, 1 de janeiro de 2012

Segundo aniversário


"Há alturas em que nos sentimos náufragos e sós. Alturas em que o mais destemido dos viajantes precisa de pôr uma mensagem numa garrafa." 
Carrie Bradshaw

No segundo aniversário deste meu "cantinho", agradeço-lhe por ser o oceano em que lanço os meus desabafos e aos que por aqui passam e os recolhem...